A morte do corpo e a ascensão da imagem: Perspectiva histórica da relação entre corpo e imagem
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 17 Linguagem: Português
10.22409/c-legenda.v0i17.26052
ISSN1519-0617
Autores Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoA crescente substituição do corpo por sua imagem surge, segundo o pensadoralemão Dietmar Kamper, com a teologia medieval cristã e a anatomia moderna. Com base nesses pressupostos, investigamos os primórdios do cristianismo que estabelece um novoestatuto para as imagens a partir da idéia de carne como manifestação do inefável. Apartir daí, procuramos compreender a maneira particular como quatro artistas renascentistas (Da Vinci, Michelangelo, Alberti e Donatello) representaram os corpos emsuas obras e a utilização pedagógica das imagens do corpo pelos estudos de anatomia noinício da modernidade, anunciando a objetivação do mesmo. O pensamento cartesiano doséc. XVII consolida esta visão, levando a cabo a idéia hoje amplamente divulgada de umcorpo-prótese.
Referência(s)