Artigo Produção Nacional

Diálogo entre Graça e Culpa: a tradição da hinologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e intercâmbios teológicos-musicais

2013; Escola Superior de Teologia, Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo; Volume: 32; Linguagem: Português

10.22351/nepp.v32i0.1121

ISSN

1678-6408

Autores

Josely de Moraes Antonio Alano,

Tópico(s)

Pentecostalism and Christianity Studies

Resumo

A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB) tem como base teologico-musical a hinologia trazida ao Brasil pelos missionarios presbiterianos norte-americanos no seculo XIX. Esta hinologia caracterizou-se primeiramente pelos hinos contidos no hinario intitulado Salmos e Hinos, e, atualmente, concentra-se no hinario oficial da IPIB Cantai todos os povos, bem como nos cânticos avulsos em voga nas igrejas de hoje e que sao oriundos de diversas denominacoes. Tanto em um como em outro hinario, encontramos hinos, ora enfatizando a graca, ora a culpa. Assim, torna-se latente a presenca da teologia arminiana ao lado da calvinista, produzindo um intercâmbio de teologias, dificultando a identificacao de uma teologia caracteristica da IPIB. Pela abrangencia territorial e cultural da igreja, usaremos como objeto de pesquisa a Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu (IPIBOT), por sua peculiaridade liturgico-musical, abrangendo varias manifestacoes artisticas. Nos ultimos vinte anos, a IPIBOT vem experimentando um processo de mudanca no que tange a sua forma de culto, e, consequentemente, em sua experiencia musical e teologica. Assim, busca-se destacar uma mistura de teologias que perpassam os hinos e a musica crista contemporânea tambem conhecida popularmente como “musica gospel”. Propomos a analise e comparacao teologico-musical entre um hino tradicional calvinista e uma cancao contemporânea crista no intuito de apontar para esta convivencia-divergencia entre teologias, entre a culpa e a graca.

Referência(s)
Altmetric
PlumX