Artigo Revisado por pares

AS FUNÇÕES NODAIS DOS AEROPORTOS E A ESTRUTURAÇÃO DA REDE TÉCNICA DE TRANSPORTE TURÍSTICO AÉREO

2014; Volume: 1; Issue: 14 Linguagem: Português

10.35416/geoatos.v1i14.2041

ISSN

1984-1647

Autores

Jaciel Gustavo Kunz,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 O transporte aereo de passageiros turistas vem adquirindo relevância socioeconomica e cientifica. Porem, constata-se uma escassez na producao do conhecimento a esse respeito. Em vista disso, elegeu-se um recorte, expresso por meio do objetivo geral do trabalho, que e o de retomar a discussao teorica acerca de fatores de ordem territorial e socioeconomica que convergem para que os aeroportos consolidem-se em suas funcoes nodais junto a rede tecnica de transporte turistico aereo. Realizou-se uma pesquisa bibliografica de corte qualitativo, envolvendo levantamento documental e revisao da literatura. Sob o enfoque da dinâmica territorial e da atividade turistica, os aeroportos hubs – e as cidades onde se situam – podem ser abordados como nos de uma rede global de transporte aereo, que se densifica e se adapta continuamente, de acordo com ditames corporativos e estatais. Se, por um lado, as redes permitem a existencia e a intensificacao dos fluxos de turistas, por outro, essas redes so expandem-se a medida que a estrategia corporativo-territorial dos hubs e adotada pelas companhias aereas, podendo, ou nao, haver o respaldo do trade turistico como um todo. Nao se pode olvidar do destacado papel do aeroporto como objeto tecnico e como fixo que, junto aos fluxos, permitira essa dinâmica.

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