Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172010120305

ISSN

1983-2117

Autores

Ricardo Henrique Almeida Dias, María José P. M. de Almeida,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como um grupo de licenciandos em Física atribuiu sentidos à leitura de textos de divulgação científica da área publicados nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Para analisar as interpretações dos licenciandos, baseamo-nos na noção de autoria da análise de discurso e suas categorias de repetição: empírica, for mal e histórica, como explicitadas por Eni Orlandi. Identificamos elemen tos das três, o que nos evidenciou a multiplicidade nas maneiras como os licenciandos desta pesquisa leram os textos indicados. Notamos como alguns aspectos da ciência foram interpretados pelos licenciandos, como as suas relações com a sociedade, com as outras ciências e a produção científica nacional. Também encontramos algumas referências à utilização de analogias nos textos de divulgação científica. Os sentidos atribuídos à leitura e os exemplos de repetições por esse grupo de licenciandos em Física parecem sugerir como certos discursos relativos à ciência podem aflorar quando instados pela leitura dos textos de divulgação propostos.

Referência(s)