
A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1983-21172010120305
ISSN1983-2117
AutoresRicardo Henrique Almeida Dias, María José P. M. de Almeida,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo tem por objetivo compreender como um grupo de licenciandos em Física atribuiu sentidos à leitura de textos de divulgação científica da área publicados nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Para analisar as interpretações dos licenciandos, baseamo-nos na noção de autoria da análise de discurso e suas categorias de repetição: empírica, for mal e histórica, como explicitadas por Eni Orlandi. Identificamos elemen tos das três, o que nos evidenciou a multiplicidade nas maneiras como os licenciandos desta pesquisa leram os textos indicados. Notamos como alguns aspectos da ciência foram interpretados pelos licenciandos, como as suas relações com a sociedade, com as outras ciências e a produção científica nacional. Também encontramos algumas referências à utilização de analogias nos textos de divulgação científica. Os sentidos atribuídos à leitura e os exemplos de repetições por esse grupo de licenciandos em Física parecem sugerir como certos discursos relativos à ciência podem aflorar quando instados pela leitura dos textos de divulgação propostos.
Referência(s)