Artigo Revisado por pares

As Ilusões Perdidas de Raul Pompéia: A Pomba e a Estrumeira Dourada / Raul Pompéia’s lost illusions: the pigeon and the golden dung hole

2003; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 43; Issue: 1 Linguagem: Inglês

ISSN

0101-3505

Autores

Marciano Lopes e Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O tema da destruicao dos ideiais, ja observado n”O Ateneu por Ledo Ivo, Flavio Loureiro Chaves, Celia spinardi Jubtan e Roberto Schwarz, tambem esta nos contos de Raul Pompeia desde o inicio da sua producao (1881) e se espalha por mais da metade dos textos. Esse tema se apresenta principalmente por meio de alegorias. Nelas, tudo que e bom, puro e belo e destruido, seja pelos homens, pelo tempo, ou pela natureza. Com base nessa constatacao, os textos foram agrupados em dois paradigmas: o da acao corruptora dos homens e tem sua origem nas desigualdades sociais e na opressao de classes. No segundo, tais causas sociais nao sao perceptiveis, o que sugere a naturalidade do movimento de degradacao e decadencia. Neste trabalho, trataremos do primeiro grupo, abordando tematica apontada de modo a demonstrar a romântica concepcao de mundo subjacente nos contos em questao. The thematic of the destruction of ideals, already observed in O Ateneu by Ivo, Chaves, Jubran and Schwarz, is also present in Raul Pompeia’s short stories since his early works (1881), and spreads through more than half of his texts. It is shown mainly in allegories. In theme, every good thing (goodness, beauty, purity) is destroyed, either by men, time, or nature. Thus, his texts may be grouped in two paradigms: the corruption of ideals and the corrosion of ideals. In the first one, the cause of the destruction is men’s corruption, originated in social inequalities and class exploitation. In the second one, the social causes aren’t perceptible, suggesting a natural movement of degradation and decadence. In this text, the first group will be focused, showing that a romantic world view underlies the correspondent short stories.

Referência(s)