
Perturbação perceptiva e processo adaptativo na aprendizagem de uma tarefa de “timing” coincidente
2005; School of Physical Education and Sports - USP; Volume: 19; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1807-55092005000400002
ISSN1981-4690
AutoresHerbert Ugrinowitschi, Umberto César Corrêa, Go Tani,
Tópico(s)Motor Control and Adaptation
ResumoCom base em um modelo de nao-equilibrio de aprendizagem motora, foi realizado um estudo para investigar o efeito da perturbacao perceptiva no processo adaptativo em aprendizagem motora. O experimento teve duas fases: estabilizacao e adaptacao, com 50 e 20 execucoes, respectivamente. A tarefa motora consistiu em executar uma sequencia de acoes com a mao dominante em relacao a um estimulo visual (“timing” antecipatorio em tarefas complexas). Na primeira fase, os sujeitos executaram a tarefa com o estimulo visual numa velocidade constante e igual para todos os grupos e, na fase de adaptacao, foi inserida uma perturbacao perceptiva caracterizada por uma mudanca na velocidade do estimulo visual. Os grupos foram divididos de acordo com a perturbacao: velocidade rapida, lenta, rapida/lenta e lenta/rapida. Os resultados mostraram apenas indicios de que o grupo com alteracao da velocidade na metade do percurso (lenta/rapida) teve mais dificuldade em se adaptar.
Referência(s)