Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Gestão Pública e Pesquisa Operacional: avaliação de desempenho em Agências da Previdência Social

2014; Escola Nacional de Administracao Publica; Volume: 59; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21874/rsp.v59i2.146

ISSN

2357-8017

Autores

Adelina Cristina A. Chaves, Antônio Clécio Fontelles Thomáz,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente trabalho utiliza a metodologia DEA (Data Envelopment Analysis), para avaliar a eficiência das 22 Agências da Previdência Social – Gerência Executiva Fortaleza (APS-GEXFOR). DEA utiliza programação linear cujo núcleo das estruturas analíticas é formado a partir do modelo original CCR (Charnes, Cooper, e Rhodes). Aplicada às DMU (Decision Making Units), define uma Fronteira de Eficiência identificando Unidades Eficientes e Ineficientes. Foi utilizado o modelo DEA-CCR implementado pelo software DEA Solver©. A Previdência Social (INSS) dispõe de indicadores de desempenho. Algumas variáveis utilizadas no modelo implementado derivam desses indicadores, outras informações foram disponibilizadas pelos sistemas de informação da instituição. A avaliação de eficiência DEA das APS-GEXFOR permitiu identificar as melhores práticas, mensurar a participação de cada variável envolvida na avaliação da unidade e projetar as unidades ineficientes na fronteira de eficiência, identificando metas a serem atingidas para torná-las eficientes no conjunto observado.Palavras-chave: DEA (Análise Envoltória de Dados), Eficiência, Gestão Pública por resultados, INSS-Agências da Previdência Social.

Referência(s)