A insersão da pintura na narrativa
2002; Volume: 22; Issue: 31 Linguagem: Francês
10.17851/2359-0076.22.31.145-153
ISSN2359-0076
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
Resumo<p>Trata-se, neste trabalho, da presença da pintura em narrativas literárias modernas e das diferentes formas de elas aí se instalarem. Dois livros de José Saramago são particularmente focalizados: <em>Manual de pintura e caligrafia </em>e <em>O conto da ilha desconhecida</em>. É analisado discurso do protagonista do primeiro, um artista na tentativa de deixar a pintura pela literatura. Em relação ao segundo, são tecidas considerações sobre a função da pintura inserida no livro concretamente pelas ilustrações e do pintor, não mais personagem, mas co-autor do livro.</p> <p>On parle, dans ce travail, de la présence de la peinture dans des récits littéraires modernes et de différentes possibilités de s’y installer. Deux livres de José Saramago – <em>Manual de pintura e caligrafia </em>et <em>O conto da ilha desconhecida </em>reçoivent une attention spéciale. On analyse le discours du protagoniste de la première oeuvre, un artiste entre les deux arts, un portraitiste qui s’initie à la littérature; par rapport à la deuxième, on considère une autre fonction du peintre non plus un personnage, mais le coauteur du livre, dont les illustrations sont un complément du texte.</p><p> </p>
Referência(s)