A língua estrangeira de hoje, de ontem e de amanhã ensinada na educação básica

2012; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2764-0809

Autores

Andréia da Cunha Malheiros Santana, Edson do Carmo Inforsato,

Tópico(s)

EFL/ESL Teaching and Learning

Resumo

Este estudo tem como objetivo trazer uma visao historica para o ensino da lingua estrangeira, mostrar que a opcao por uma lingua ou outra nao apresenta motivos pedagogicos e sim politicos. Trata-se da reflexao sobre a implantacao do ensino de lingua estrangeira no Brasil, mais especificamente no estado de Sao Paulo, quando comecou, suas razoes, suas escolhas e abrangencia, ressalta tambem a importância das diversas tendencias metodologicas apresentadas durante os anos, qual a repercussao que elas tiveram, suas caracteristicas e a influencia que ainda exercem no ensino de lingua estrangeira atualmente. O referencial teorico retoma a legislacao federal e estadual sobre o ensino da lingua estrangeira e alguns estudiosos que pensaram sobre a linguagem como Saussure (2006), Chomsky (1975), Vygotsky (1989) e Bakhtin (1988). A partir desta realidade pretende-se reforcar a importância do estudo desta disciplina para formar um cidadao critico, consciente e respeitador a cultura alheia, perceber que mais do que a gramatica de uma lingua e importante entender as visoes de mundo que a determinam e repensar a lingua como um importante aspecto da cultura de um povo e algo fundamental para a sua identidade.

Referência(s)