APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL PARA DEFINIÇÃO DAS MELHORIAS ADVINDAS DE SUA IMPLEMENTAÇÃO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE FITNESS PARA MULHERES
2011; Institutos Superiores de Ensino do CENSA; Volume: 1; Issue: 02 Linguagem: Português
10.25242/885x1022011156
ISSN2236-885X
AutoresFrederico Margem, André Corazza Miguens, Jefferson Machado do Couto, Fernando Wagner Peixoto Pessanha,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA situacao economica mundial atual e de intensa competicao, onde muitos setores lutam para obter lucros, as vezes pequenos, em batalhas sangrentas com seus concorrentes. Esse ambiente de disputa e chamado de Oceano Vermelho por estudiosos de uma nova visao estrategica, a Estrategia do Oceano Azul, na qual se almeja atrair um mercado previamente nao explorado e explora-lo, eliminando a concorrencia e maximizando os lucros obtidos. Este trabalho monografico tem como objetivo estudar uma das empresas que se enquadram na estrategia e possui uma franquia localizada na municipalidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, visando averiguar se seu sucesso se enquadra as propostas da matriz e as da estrategia do Oceano Azul. Com isso pretendemos validar a estrategia, pois a mesma e de recente publicacao, principalmente quando comparada as mais famosas estrategias. Na metodologia da pesquisa sera utilizada a aplicacao de questionario e entrevista para realizar o levantamento de dados, analisando-os e verificando os resultados para que se possa concluir se existe ou nao uma conexao entre o sucesso obtido pela academia Alpha e os fundamentos conceituais da Estrategia do Oceano Azul. Foi constatado que os fatores que a empresa transformou em diferencial realmente atraem e fidelizam as clientes, tendo os quesitos avaliados bem vistos pelas clientes. Com base no estudo foi possivel concluir que a estrategia utilizada traz frutos, apesar se ser bastante arriscada. Alem de trazer diferenciais e barreiras de mercado que evitam no curto e medio prazo que a competicao chegue ao seu Oceano Azul. Palavras - chave: Estrategia, Oceano Azul e Inovacao.
Referência(s)