PARATAXE E IMAGINES

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 24 Linguagem: Português

ISSN

2178-3004

Autores

Paulo Nuno Martins,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O presente artigo visa a discutir o conceito de parataxe, que foi largamente utilizado por estudiosos da Historia da Arte e da Literatura para definir a estrutura dispositiva de algumas obras da Antiguidade greco-romana. Porem, o termo, sincronicamente tomado, e estranho ao periodo, configurando certo anacronismo. Seu uso sistematico, assim, nos leva, erradamente, a crer que a parataxe pertence ao vocabulario teorico da poesia, da pintura, da gramatica ou da retorica, o que e inconsistente. Contudo, o mesmo uso seria autorizado, se houvesse entre os modernos consenso sobre o significado, o que nao ocorre. Dessa forma, se, de um lado, a teorizacao antiga – gramatical, poetica ou retorica – nao nos da a chave do uso e, de outro, a modernidade nao colabora com a precisao de sentido, a aplicacao do conceito gera duvidas na hermeneutica do objeto analisado. Nosso intuito, portanto, e delimitar o conceito modernamente e aplica-lo na observacao de algumas imagens da Antiguidade. Palavras-Chave: Iconografia; Retorica; Linguistica, Parataxe, Hipotaxe.

Referência(s)