
O trabalho interdisciplinar no Ensino Médio: A reaproximação das “Duas Culturas”
2007; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1984-2686
AutoresÂngela Maria Hartmann, Erika Zimmermann,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoTendo como foco a interdisciplinaridade, este trabalho resulta de um estudo de caso realizado em uma escola publica de Ensino Medio. A partir da conceitualizacao elaborada por Fazenda (2002, 2003), Lenoir (2005) e Luck (1994) e dos fundamentos contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, caracteriza-se o trabalho interdisciplinar como aquele realizado por dois ou mais professores que conectam os saberes de suas disciplinas por meio do dialogo e da negociacao. Examina-se na pesquisa como acontece a interdisciplinaridade entre os professores das areas das ciencias naturais e humanas e quais sao os fatores que a tornam exitosa. Constata-se que os docentes, mediante um acordo reciproco, trabalham temas socioambientais, o que aproxima as culturas cientifica e humanista na escola. Comprova-se que a interdisciplinaridade caracterizase pela instrumentalidade e que o tempo de planejamento, a coragem para inovar, o entusiasmo, a lideranca e a flexibilidade sao fatores que tornam eficaz a pratica interdisciplinar.
Referência(s)