Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A relação aluno surdo e o professor na sala de recursos em uma escola pública de Sinop - MT

2013; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30681/reps.v4i1.9366

ISSN

2236-3165

Autores

Franciely Gomes dos Santos Siqueira, Adil Antônio Alves de Oliveira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste artigo estudou-se como ocorre o ensino com os alunos surdos dentro da sala de recursos, também denominada de Atendimento Educacional Especializado, na Escola Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller, Sinop - MT. Inicia-se abordando como os surdos foram tratados historicamente pelas sociedades e como é conceituada a surdez. Os principais autores foram Oliver Sacks, Éden Veloso e Valdeci Maia. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa qualitativa com observação participante. As entrevistas foram gravadas e semiestruturadas. As falas dos entrevistados foram essenciais e contribuíram muito para compreensão da aprendizagem dos alunos surdos de Sinop e uma visão mais profunda e aproximada da realidade desses sujeitos. Palavras-chave: educação; surdo; sala de recursos; ensino e aprendizagem.

Referência(s)