
Performance e práticas de consumo online: ciberativismo em sites de redes sociais
2013; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15448/1980-3729.2013.2.13078
ISSN1980-3729
AutoresSandra Portella Montardo, Willian Fernandes Araújo,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste estudo analisa práticas de consumo online e sua associação com o conceito de performance na página da WikiLeaks no Facebook. O consumo, entendido enquanto manipulação de bens na construção de identidades (BARBOSA, 2009) sugere uma aproximação com o conceito de performance em sites de rede sociais. Frente a isso, pergunta-se: 1) que apropriações do consumo podem ser identificadas nas práticas ciberativistas da WikiLeaks no Facebook? 2) o conceito de performance problematiza esse tipo de consumo? Esta pesquisa se define como exploratória, com coleta de dados via levantamento bibliográfico e de dados na web. Percebeu-se que práticas de consumo online ciberativistas se prestam à construção de identidade e, ainda, que em sites de redes sociais é possível, não só performar (mostrar o que se faz), quanto fazer propriamente dito.
Referência(s)