Artigo Produção Nacional Revisado por pares

O COMÉRCIO ELETRÔNICO E A COMPETÊNCIA LOGÍSTICA: ESTUDOS DE CASOS EM PEQUENAS EMPRESAS VAREJISTAS

2006; Volume: 22; Issue: 63 Linguagem: Português

10.13037/gr.vol22n63.52

ISSN

2176-5308

Autores

Leonel Mazzali, Roberto Tavares de Laforet Padilha,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Esse trabalho relata os resultados de uma pesquisa exploratoria, voltada para a analise da insercao da internet na estrategia das pequenas empresas varejistas e para a importância da competencia logistica no comercio eletronico. A metodologia esta assentada em quatro estudos de casos, na Grande Sao Paulo. Alem da configuracao de estrategias especificas, pode-se constatar que a logistica ainda nao se constitui em assunto prioritario, porem, existe a conscientizacao quanto a importância do estoque e da infra-estrutura de armazenagem no comercio eletronico. O virtual nao e tao virtual. E fundamental a manutencao de estoques minimos porque, no mundo virtual, a concorrencia e mais acirrada. Basta um clique e outra loja aparecera na tela do computador. O dilema vivido pelas pequenas empresas reside no fato de sustentar uma estrutura de armazenagem e de estoque, sem ainda possuir um movimento na loja virtual que justifique o investimento. Palavras-chave: comercio eletronico, pequenas empresas, logistica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX