Artigo Produção Nacional Revisado por pares

PESQUISAR E TRANSFORMAR A PRÁTICA EDUCATIVA: MUDANDO AS PERGUNTAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA ENTREVISTA COM KENNETH M. ZEICHNER

2014; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1809-3876

Autores

Kenneth M. Zeichner, Alexandre Saul, Júlio Emílio Diniz-Pereira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O professor Kenneth M. Zeichner, da Universidade de Washington-Seattle, Estados Unidos, e um dos mais importantes pesquisadores e estudiosos do campo da formacao de professores. Suas pesquisas e publicacoes, desde a decada de 1970, tratam de diferentes aspectos da formacao de professores, focalizando a compreensao das trajetorias historicas de diferentes abordagens de formacao docente e a elaboracao de pressupostos subjacentes a modelos de formacao que respondem aos principios de justica social. Nesta entrevista o professor Zeichner trata de temas importantes que estao no bojo da discussao atual sobre a formacao de professores. Analisa os modelos hegemonicos de formacao docente, evidenciando a relacao desses com os movimentos e politicas de privatizacao e controle da educacao. Debate as potencialidades e limites de modelos contra-hegemonicos de formacao de professores nos processos de promocao de justica social e de construcao de uma educacao de alta qualidade para os filhos de todos. Enfatiza a necessidade de que a universidade, a escola, as comunidades locais e os movimentos sociais trabalhem conjuntamente para o desvelamento dos interesses dos grupos que defendem politicas conservadoras de educacao e enfrentamento das ambiguidades e contradicoes presentes nos contextos reais em que os professores atuam.

Referência(s)