
A presença da interdisciplinaridade na agenda educacional dos organismos multilaterais
2014; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2317-0204
AutoresFernanda Nunes da Rosa Mangini, Lucídio Bianchetti,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoA interdisciplinaridade e uma proposta de reorganizacao curricular que ganha relevo nos documentos dos Organismos Multilaterais (OM). Essas instâncias supranacionais, por sua vez, vem interferindo, sobremaneira, na configuracao das politicas educacionais de varios paises. Em funcao disto, desenvolveu-se a presente pesquisa de cunho bibliografico-documental, como parte da dissertacao de mestrado em Educacao. Por meio dela, objetivou-se identificar e analisar as manifestacoes do conceito de interdisciplinaridade e seus correlatos em documentos oficiais, notadamente, o Relatorio Delors. O intuito foi apreender o significado das diferentes propostas disciplinares (Inter, Trans etc), definidas a partir dos prefixos utilizados para fazer referencia a projetos que superem o disciplinamento dos componentes curriculares. Nesses documentos, a interdisciplinaridade aparece divorciada da discussao das condicoes materiais necessarias a sua realizacao, contribuindo para dissimular determinadas mudancas de foco na escola basica tradicional. Tais mudancas estao ligadas a uma racionalidade subjetiva e instrumental na qual as disciplinaridades funcionam como ingrediente estrategico da constituicao de um novo perfil de aluno, de professor e de cidadao.
Referência(s)