
RECONHECIMENTO DE AROMAS E APLICAÇÃO DE TESTES AFETIVOS COMO FORMA DE APRENDIZADO
2014; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18674/exacta.v7i1.1224
ISSN1984-3151
AutoresKamila de Oliveira do Nascimento, Dilson Fagundes Ribeiro, Elga Batista,
Tópico(s)Food, Nutrition, and Cultural Practices
Resumo<p align ="justify">A análise sensorial pode ser utilizada para se evocar, medir, analisar e interpretar as reações dos consumidores em relação às características dos alimentos. Nesse contexto, os atributos olfativos são importantes para a escolha de um alimento. O objetivo deste trabalho foi de verificar a percepção sensorial das alunas do curso de pós-graduação na área de Nutrição, com uma abordagem didática aplicada pelo reconhecimento de aromas e aplicação de testes afetivos, como forma de aprendizado. Para a realização das análises, 30 alunas avaliaram 16 amostras (café, canela, cravo, vinagre, cachaça, azeite, orégano, molho shoyo, xarope de guaraná, açúcar, curry, pimenta calabresa, queijo parmesão, limão, vinho tinto e coentro). Também foram realizados os testes de preferência e intenção de compra de duas marcas de biscoitos amanteigados. Os resultados mostraram que os maiores índices de acertos foram verificados para os aromas das amostras de limão (84%), café (80%), canela (80%), cravo (80%) e vinagre (80%); e que a pimenta calabresa e o coentro não foram reconhecidos por nenhum provador. Além disso, também foi observado que os biscoitos amanteigados da marca A apresentaram maior aceitabilidade, quando 24% dos participantes afirmaram que certamente comprariam o produto. A partir dos resultados observados, foi possível verificar que as práticas realizadas podem contribuir para que o aluno exercite sua capacidade de perceber diferenças entre aromas de diferentes amostras de alimento e bebidas. Portanto, pode-se verificar a importância da análise sensorial como ciência, contribuindo de forma didática no aprendizado dos alunos do curso de Nutrição. </p>
Referência(s)