
A criança com necessidades especiais no projeto de Equoterapia da UNESP
2011; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2178-938X
AutoresFernanda Carolina Toledo da Silva, Marli Nabeiro, Vanessa Fernandes, Roberta Daroz, Aveline Rocha Lima da Silva, Debora Gambary Freire,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoO Projeto de Extensao Universitaria EQUOTERAPIA: uma atividade motora para o desenvolvimento de Pessoas com deficiencias tem como objetivo oferecer atividades motoras para pessoas com deficiencias, promovendo o desenvolvimento dos aspectos neuropsicomotor com a utilizacao do cavalo. Os resultados encontrados ate o momento foram: em relacao a praticante do sexo feminino (6 anos) com paralisia cerebral teve como objetivo do programa controle motor, equilibrio e interacao, encontrando-se como resultados parciais: avaliacao da postura - evolucao de ruim para regular; melhora no posicionamento de cabeca e realinhamento do tronco; controle de tonus muscular; interacao - diminuiu a inseguranca e aumentou o contato tatil com o cavalo. O praticante do sexo masculino de 10 anos sem quadro clinico conclusivo teve como objetivo controle de tronco, diminuicao dos reflexos patologicos, diminuicao da hipotonia. Os resultados parciais apresentaram: diferencas quanto aos reflexos patologicos; controle de tronco; equilibrio; coordenacao motora; diminuicao da hipotonia. A praticante do sexo feminino de 12 anos com disturbio emocional teve como objetivo auto-confianca, auto-estima, aprendizagem, relacionamento interpessoal. Em seus resultados parciais observou-se superacao da dificuldade com a fase de aproximacao e montaria. O praticante do sexo masculino de 12 anos com deficiencia visual objetivou em seu programa maiores interesses pelas atividades escolares e equilibrio corporal. Foi possivel analisar nos resultados parciais: melhor relacionamento com familiares; melhora no equilibrio e coordenacao motora; melhora na utilizacao do Braille. Pudemos assim verificar que a mudanca de ambiente (casa e/ou escola - ambiente equoterapico) teve relacao com a capacidade de aprendizagem dos praticantes, alem disto, analisamos diferencas no comportamento motor dos praticantes, sendo observadas evolucoes posturais, coordenacao motora, equilibrio. Conclui-se a importância de desenvolver o projeto de equoterapia, sendo possivel aprimorar conhecimentos cientificos e analisar diferentes casos.
Referência(s)