
Fracasso escolar e desamparo adquirido
2012; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1806-9770
AutoresAngela Nobre de Andrade Nunes,
Tópico(s)Early Childhood Education and Development
ResumoRESUMO - Esta pesquisa teve por objetivo principal verificar as possiveis relacoes entre fracasso escolar, desamparo adquirido e depressao em criancas de nivel socio-economico baixo. A presenca de desamparo foi verificada atraves do padrao atribuicional de causas para o fracasso. As atribuicoes foram categorizadas em tres dimensoes causais: quanto ao locus de controle (interna/externa), a constância (estavel/instavel) e a generalidade (global ou especifica). O desamparo foi definido como uma atribuicao interna, estavel e global para o fracasso. As atribuicoes de causa foram feitas pelas criancas em entrevistas semi-dirigidas, dentro de um esquema de questoes abertas. Para detectar a presenca de tracos depressivos, foi utilizado o Teste de Apercepcao Tematica (TAT). A amostra foi composta por 60 alunos das 2a e 3a series do 1° grau, com idade variando entre 8 e 12 anos. Os sujeitos foram classificados em dois grupos de comparacao: DS, desempenho academico satisfatorio (alunos com promocoes sucessivas no sistema escolar) e Dl, desempenho academico insatisfatorio (alunos com duas ou mais reprovacoes no sistema). Os resultados revelaram alta associacao entre fracassos escolar e desamparo adquirido. A associacao entre estas duas variaveis e tracos depressivos tambem foi significativa, porem em menor grau. A analise qualitativa dos resultados mostrou, sobretudo, que existe uma relacao altamente significativa entre fracasso escolar e o sentimento da crianca de impotencia frente aos eventos externos a ela relacionados.
Referência(s)