Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

OS PAPÉIS DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172007090109

ISSN

1983-2117

Autores

Eliecília de Fátima Martins, Zara Hoffmann,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Resumo: Este trabalho realiza uma leitura sobre as identidades de gênero nos livros didáticos de Ciências, da primeira fase do ensino fundamental, discutindo as invenções identitárias apresentadas. Analisa a divisão do mundo do homem e do mundo da mulher, buscando demonstrar como os discursos dessas obras reafirmam a matriz bipolar "masculino" e "feminino" nas relações de gênero. Descreve e problematiza o funcionamento das mensagens subliminares que procuram produzir identidades distintas entre homens e mulheres por meio de uma sexualização dos espaços doméstico e do mercado de trabalho. Em geral, os livros didáticos reproduzem uma separação espacial que captura homens e mulheres em territórios opostos, disponibilizando uma hierarquia sócio-econômica entre eles.

Referência(s)