Artigo Acesso aberto

Programa odisseia: um programa de enriquecimento escolar para alunos sobredotados

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.4025/imagenseduc.v2i2.16101

ISSN

2179-8427

Autores

Miranda Cerqueira Rosario, Leandro S. Almeida,

Tópico(s)

Educational theories and practices

Resumo

A educação dos alunos com características de sobredotação continua a desafiar os educadores e legisladores nos diferentes países. Apesar das diferenças entre as sociedades em termos político, económico e cultural, e apesar de não haver um consenso acerca de uma única metodologia no atendimento às necessidades dos alunos sobredotados, diversos programas de identificação e de acompanhamento têm sido desenvolvidos. O propósito deste texto é o de descrever o programa de enriquecimento escolar Odisseia, concebido como um programa que procura promover experiências diversificadas para que os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico possam revelar e desenvolver as suas capacidades e talentos. Este programa de enriquecimento foi implementado pela primeira vez, nos anos letivos de 2004/06 numa escola privada do Distrito do Porto, havendo ainda outras implementações posteriores integrais ou parciais noutras escolas. A par da estrutura organizativa das sessões ao longo do programa, descreve-se a estrutura interna de algumas sessões, destacando-se a dinâmica das mesmas e os procedimentos seguidos de forma a maximizar o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. São ainda descritos, exemplos de atividades e estratégias concretas seguidas na sua implementação, assim como resultados atingidos.

Referência(s)