Artigo Revisado por pares

Aspectos metacognitivos na leitura do indexador

2005; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1981-5344

Autores

Dulce Amélia de Brito Neves,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Considerando a leitura do indexador como elemento primeiro do processo de indexacao, objetivou-se a identificacao de estrategias metacognitivas utilizadas por esse profissional durante a leitura para fins de indexacao. Buscou-se identificar semelhancas e divergencias no uso de estrategias metacognitivas entre os indexadores e leitores proficientes do Grupo de Controle, levando em consideracao estrategias de incompreensao monitorada, construcao de hipotese, relacao de informacoes entre sentencas e paragrafos, pergunta-resposta, elaboracao mental de resumo, juizo de valor, repeticao e evocacao. Utilizou-se o protocolo verbal, metodo que possibilita a obtencao de relatos individuais da propria cognicao durante a execucao de uma tarefa, ou a medida que esteja sendo relembrada, oferecendo informacoes qualitativas. A leitura de dois textos foi aplicada a sete indexadores e sete sujeitos do grupo de controle, buscando-se identificar a existencia de estrategias de leitura peculiares ao profissional da indexacao. Os resultados demonstraram que os indexadores leem de modo semelhante aos sujeitos do Grupo de Controle, divergindo apenas na frequencia com que elaboram mentalmente resumo do texto no momento da leitura e na estrategia de juizo de valor. Tambem foi testada uma questao metodologica relacionada ao texto, em sua condicao marcada e nao marcada. O resultado demonstra a necessidade de reestruturacao na formacao do bibliotecario, em busca de metodos em que a metacognicao seja usada como estrategia de leitura.

Referência(s)