Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise Combinatória: do método aleatório à combinatória sistemática

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 40; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/2175-623641714

ISSN

2175-6236

Autores

Mariana Lima Duro, Fernando Becker,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Nesta pesquisa busca-se compreender a psicogênese do pensamento combinatório na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Analisa-se os mecanismos utilizados por estudantes do ensino médio na resolução de situações experimentais de análise combinatória, no intuito de compreender como esta noção é construída por eles. O pensamento dos sujeitos é analisado ressaltando suas semelhanças, enquanto estruturas de raciocínio, na construção de possibilidades. Acredita-se que alguns métodos escolares possam prejudicar a construção do raciocínio formal, justificando as dificuldades dos jovens em compreender mecanismos combinatórios.

Referência(s)