Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

SIMULAÇÃO COMO FERRAMENTA DE TOMADA DE DECISÃO DO PROCESSO DE ATENDIMENTO EM EMPRESA DE VAREJO

2014; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18593/race.v12i2.4824

ISSN

2179-4936

Autores

Luiz Paulo Scarp, Álvaro Braga Torres, Alexandre Navarro da Silva,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

<p>Realizou-se a análise do processo de atendimento nos caixas de um supermercado, por meio da simulação, comparando os resultados obtidos pela simulação com a Teoria das Filas. As variáveis de entrada foram coletadas no sistema real (tempos dos intervalos entre as chegadas sucessivas de clientes nas filas e os tempos de atendimento dos caixas), sendo ajustadas funções de distribuição de probabilidade por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov ao nível de 15% de probabilidade. A simulação, quando comparada à Teoria das Filas, mostrou-se uma ferramenta com maior capacidade de representar a realidade, por considerar a variação aleatória dos dados de entrada com maior exatidão. O melhor cenário avaliado sugere a realização de treinamento dos funcionários dos caixas normais e a realocação de um atendente dos caixas normais do turno da manhã para o caixa rápido no turno da tarde, o que contribuiria para a minimização das filas e tempos de espera dos clientes. Os benefícios deste cenário implicam o aumento de eficiência no funcionamento do processo de atendimento, a maior satisfação dos clientes e o equilíbrio na taxa de utilização dos servidores.</p><p>Palavras-chave: Supermercado. Caixa de atendimento. Arena. Teoria das Filas.</p>

Referência(s)