Artigo Revisado por pares

CINEMA: FERRAMENTA OU ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO JURÍDICA? / CINEMA: TOOL OR STRATEGY TO LEGAL EDUCATION?

2014; Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1809-3280

Autores

Anna Clara Lehmann Martins,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente trabalho visa a abordar algumas das limitacoes e potencialidades oferecidas pelo cinema ao ensino do direito, a partir da presenca ou ausencia de um elemento problematico especifico durante seu uso: o esforco de contextualizacao. A abordagem utilizara como substrato comparativo duas concepcoes distintas de emprego de material cinematografico como recurso didatico-pedagogico: aquela do cinema como ferramenta e aquela do cinema como estrategia. Cada uma dessas concepcoes relaciona-se de forma diversa com o esforco de contextualizacao, a primeira pela sua prescindibilidade e a segunda tendo-o por essencial. Partindo da hipotese de que ambas as concepcoes podem ser aplicadas em classe com relativo exito, a depender da proposta da aula, este artigo desdobra-se em dois objetivos: primeiramente, verificar, por meio de pesquisa bibliografica, as limitacoes e potencialidades desencadeadas por tais concepcoes para a aprendizagem em direito, a luz dos criterios de tempo e de formacao de consciencia critica; e, em seguida, demonstrar a aplicabilidade concreta de ambas as concepcoes, mediante sugestoes de emprego do filme Monsieur Verdoux (1947), de Charles Chaplin, em sala de aula, conferindo uma coloracao viva aos pontos levantados anteriormente em âmbito teorico.

Referência(s)