Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Monsieur Pain, de Roberto Bolaño: a dor da história

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Espanhol

10.17851/2317-2096.19.2.287-294

ISSN

2317-2096

Autores

Graciela Ravetti,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Resumo: Este artigo propõe uma leitura do romance Monsieur Pain, de Roberto Bolaño, como caso exemplar do transgênero performático que, na contemporaneidade, experimenta formas e linguagens para dar conta das tragédias pessoais e históricas sem cair no didatismo. Para isso busca-se elaborar uma reflexão teórica sobre esta obra da perspectiva da experimentação acerca da representação pela linguagem da dor e das perdas pessoais e culturais, individuais e coletivas, enfim, políticas.Palavras-chave: narrativa contemporânea; América Latina; Bolaño; César Vallejo; Guerra Civil Espanhola.Resumem: Este artículo propone una lectura de la novela Monsieur Pain, de Roberto Bolaño, como caso ejemplar del transgénero performático que, en la contemporaneidad, experimenta formas y lenguajes para dar cuenta de las tragedias personales e históricas sin caer en el didactismo. Para eso se busca elaborar una reflexión teórica sobre esta obra desde la perspectiva de la experimentación de fuerzas de la representación por el lenguaje del dolor y de las pérdidas personales y culturales, individuales y colectivas, en fin, políticas.Palabras-clave: narrativa contemporânea; América Latina; Bolaño; César Vallejo; Guerra Civil Española.

Referência(s)