Artigo Revisado por pares

Construtivismo e o ensino de ciências: uma avaliação

2000; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2175-7941

Autores

Michael S. Matthews,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo esboca a influencia do construtivismo no ensino contemporâneo de ciencias; indica o desenvolvimento constante da teoria construtivista, desde as suas origens como uma teoria de aprendizagem, ate a sua maturidade, como uma grande teoria que abarca quase tudo que se refere a epistemologia, a educacao e as ciencias; documenta a centralidade da epistemologia para o construtivismo e sugere que a sua falha basica advem de seu embasamento ingenuo nas explicacoes empiricistas sobre o conhecimento; aponta para o dilema da evidencia que enfrentam os construtivistas que recorrem a evidencia para sustentar a teoria, mas cuja posicao exige que a evidencia nao seja objetiva e independente da teoria; sugere que o vocabulario do construtivismo simplesmente esconde uma porcao de trivialidades educacionais e tem mais em comum com um jargao do que com uma teoria desenvolvida; finalmente, sugere que, apesar de todo o tempo e dinheiro empregados na pesquisa construtivista, esta postura teorica oferece muito pouca orientacao para os professores que estao em sala de aula procurando ensinar o conteudo das ciencias.

Referência(s)