
Mapeamento incremental: solucao teorica para fotogrametria em areas nubladas
2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Inglês
ISSN
1982-2170
AutoresDaniel Carneiro da Silva, Quintino Dalmolin,
Tópico(s)Remote Sensing and LiDAR Applications
ResumoO problema de nebulosidade na fotogrametria ocorre sistematicamente em todo o globo, sendo mais intenso em regioes tropicais e montanhosas. No Brasil, existem varias areas onde a nebulosidade e constante e excessiva todo o ano, principalmente nas regioes Norte e Nordeste. Esse fato implica diretamente no aumento dos custos do projeto, devido ao grande risco de que a tripulacao e equipamentos fiquem muito tempo parados em terra, esperando por condicoes apropriadas para o voo. Visando encontrar solucoes que tornem viavel usar a fotogrametria convencional no mapeamento dessas areas, esse trabalho mostra os resultados obtidos em simulacoes realizadas com o metodo de Monte Carlo, a partir de algoritmo usado originalmente em estudos de missoes de satelites, no qual foram introduzidas algumas alteracoes, e com dados de nebulosidade obtidas de estacoes de superficie de postos meteorologicos situados na parte oriental do Nordeste do Brasil. Os resultados indicam que o metodo de mapeamento incremental, em parte similar ao metodo empregado com imagens de satelites, reduz significativamente o tempo de execucao do voo, para areas de muito nebulosidade, ou para voos fora da epoca ideal. Incremental mapping: A theoric solution for photogrammetry in cloudy areas Abstract Cloudness problem in photogrammetry systematically occurs in the whole world mainly in tropical and mountainous places. In Brazil, there are areas where cloudness is constant and it lasts for the whole year, specially in the Northern and Northeastern region. This fact implies directly in the project cost, due to the big risk of both crew and the equipment be still for a long time, waiting for proper flight conditions. In order to find solutions which may use conventional Photogrammetry for mapping these areas, this work shows results obtained in simulations with Monte Carlo method using a algorithm adapted originally of satellite applications, and cloudness data of surface observations, from meteorological points located at the oriental part in the Northeastern of Brazil. the original algorithm Results show that the incremental mapping method, similarly to the method used while working with satellite images, reduces the time for flight operation for cloudy areas or for flights which are necessary out of established schedules.
Referência(s)