Artigo Produção Nacional

AVALIAÇÃO DAS FORMAS DE AQUISIÇÃO DO MEL E SUA VIABILIDADE NA MERENDA ESCOLAR

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2238-7315

Autores

Enelise Aparecida Staron, Camila Sztoltz Piroski, Fernanda Hanle, Aline Mendes Lopes, Leda Battestin Quast, Mareci Mendes de Almeida,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

A partir de 2009, as escolas da rede publica passaram a utilizar, na merenda, produtos da agricultura familiar, incluindo o mel. O presente trabalho teve por objetivo pesquisar as diversas formas de insercao do mel na merenda escolar utilizada em alguns municipios, desenvolver bolacha de mel enriquecida com fibras, avaliar a sua aceitacao por criancas com idade entre quatro e nove anos e repassar os resultados aos apicultores. As formas de insercao do mel na merenda escolar foram a utilizacao no pao, para adocar sucos e chas e em saches. A degustacao demonstrou que as bolachas tiveram 95% aceitacao entre as criancas e as analises microbiologicas indicaram a boa qualidade do produto. A insercao desse produto na merenda escolar contribui para uma alimentacao saudavel e proporciona mais uma opcao aos apicultores para a comercializacao do mel, fortalecendo a agricultura familiar.

Referência(s)