
AVALIAÇÃO DAS FORMAS DE AQUISIÇÃO DO MEL E SUA VIABILIDADE NA MERENDA ESCOLAR
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2238-7315
AutoresEnelise Aparecida Staron, Camila Sztoltz Piroski, Fernanda Hanle, Aline Mendes Lopes, Leda Battestin Quast, Mareci Mendes de Almeida,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoA partir de 2009, as escolas da rede publica passaram a utilizar, na merenda, produtos da agricultura familiar, incluindo o mel. O presente trabalho teve por objetivo pesquisar as diversas formas de insercao do mel na merenda escolar utilizada em alguns municipios, desenvolver bolacha de mel enriquecida com fibras, avaliar a sua aceitacao por criancas com idade entre quatro e nove anos e repassar os resultados aos apicultores. As formas de insercao do mel na merenda escolar foram a utilizacao no pao, para adocar sucos e chas e em saches. A degustacao demonstrou que as bolachas tiveram 95% aceitacao entre as criancas e as analises microbiologicas indicaram a boa qualidade do produto. A insercao desse produto na merenda escolar contribui para uma alimentacao saudavel e proporciona mais uma opcao aos apicultores para a comercializacao do mel, fortalecendo a agricultura familiar.
Referência(s)