OS DISCURSOS IMPLÍCITOS NAS CAPAS DE REVISTA: PROPAGANDA DA INFORMAÇÃO
2012; Mato Grosso do Sul; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português
10.30681/806
ISSN1983-8018
AutoresKelly Pellizari, Lindalva Ferreira de Aguiar,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente artigo tem por objetivo fazer uma breve analise sobre a principal funcao das capas de revista de informacao semanais, e se as imagens presentes nestas capas sao condizentes com as informacoes nelas apresentadas, levando em consideracao o interdiscurso cada vez mais acentuado das propagandas que veiculam na midia, tanto televisiva, quanto impressa. Com o auxilio das bases teoricas propostas pela Analise do Discurso e dos generos discursivos, sob o arcabouco teorico de Bakhtin, Guimaraes, Brandao, Baronas, Courtine e outros, busca-se demonstrar os varios efeitos de sentido que permeiam as capas de revistas Epoca e Veja , primeira e segunda edicoes apos o terremoto do dia 11 de marco de 2011, que devastou o norte do Japao, editoras Globo e Abril, respectivamente. Com o objetivo de encontrar as possiveis leituras que integram o discurso utilizado pela capas como forma de propaganda da informacao, entender o funcionamento do discurso de imagens e o que faz com que este discurso nos proporcione este ou aquele efeito de sentido.
Referência(s)