Artigo Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO, ENVELHECIMENTO E FILMES DE CURTA-METRAGEM

2013; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1809-3876

Autores

Luciana Helena Mussi, Nádia Dumara Ruiz Silveira,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre o sentido educacional de filmes de curta-metragem cujos enredos versam sobre questoes ligadas ao envelhecimento, tendo como referencia das analises as relacoes entre Sujeito, Tempo, Historia e Memoria. O pressuposto central da pesquisa sintetiza-se na concepcao de que filmes constituem-se recursos audiovisuais que viabilizam a percepcao critica sobre a realidade do envelhecimento, possibilitando a contraposicao a ideias preconceituosas e vigencia de estigmas sobre a velhice e a pessoa idosa. Os procedimentos metodologicos adotados se apoiam na selecao de oito filmes de curta-metragem com abordagens diferenciadas sobre a tematica em foco que se constituiram objeto desta investigacao: “Morte.”, “What´s that?”, “A casa em pequenos cubinhos”, “Olhos de Ressaca”, “Dona Cristina Perdeu a Memoria”, “Cemiterio de Memorias – Fragmentos da Vida Cotidiana”, “Os Anjos do Meio da Praca”, “Dream Rangers”. As analises efetuadas consideram como categorias: o enredo, os dialogos expressos ou simbolicos, as imagens e demais representacoes utilizados na construcao dos filmes. A ideia de incentivar o uso de filmes de curta-metragem como material de apoio pedagogico, seja em salas de aula, seja em grupos de estudo ou como ferramenta terapeutica e uma pratica existente e que pode ser otimizada junto a diversos segmentos. Trata-se de uma estrategia educativa para repensar o “percurso” do envelhecer e cenarios da velhice por meio de filmes, recurso este que possibilita um romper de paradigmas, ate entao estabelecidos, de que velhice equivale a “deficits”.

Referência(s)