
SISTEMA DE MEDICIÓN DE LA CALIDAD DE LA EDUCACIÓN FÍSICA CHILENA: UN ANÁLISIS CRÍTICO
2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.41485
ISSN1982-8918
AutoresAlberto Moreno Doña, Enrique Rivera García, Carmen Trigueros Cervantes,
Tópico(s)Education and Teacher Training
ResumoEste trabalho analisa, de maneira qualitativa e crítica, o sistema de avaliação utilizado pelo Ministério de Educação do Chile para medir a qualidade da educação física como matéria do currículo escolar. Em geral, os procedimentos de análises utilizados se basearam nas propostas de fragmentação e articulação da “Grounded Theory”. Concluímos que este sistema não responde ao conceito de qualidade explícito previamente; mostra uma limitação conceitual importante na relação da saúde e da condição física; estabelece uma lógica de avaliação escassamente formativa e gera certa desvalorização profissional dos docentes.
Referência(s)