Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

SISTEMA DE MEDICIÓN DE LA CALIDAD DE LA EDUCACIÓN FÍSICA CHILENA: UN ANÁLISIS CRÍTICO

2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.41485

ISSN

1982-8918

Autores

Alberto Moreno Doña, Enrique Rivera Garcí­a, Carmen Trigueros Cervantes,

Tópico(s)

Education and Teacher Training

Resumo

Este trabalho analisa, de maneira qualitativa e crítica, o sistema de avaliação utilizado pelo Ministério de Educação do Chile para medir a qualidade da educação física como matéria do currículo escolar. Em geral, os procedimentos de análises utilizados se basearam nas propostas de fragmentação e articulação da “Grounded Theory”. Concluímos que este sistema não responde ao conceito de qualidade explícito previamente; mostra uma limitação conceitual importante na relação da saúde e da condição física; estabelece uma lógica de avaliação escassamente formativa e gera certa desvalorização profissional dos docentes.

Referência(s)