
A "geração podcasting" e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento
2009; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 15; Issue: 37 Linguagem: Português
10.15448/1980-3729.2008.37.4806
ISSN1980-3729
AutoresMicael Herschmann, Marcelo Kischinhevsky,
Tópico(s)Radio, Podcasts, and Digital Media
ResumoBuscou-se repensar a importância da espetacularização e da alta visibilidade como fatores que permitiriam aos atores sociais “negociar” sentidos e significados na sociedade contemporânea. Considera-se as apropriações das novas tecnologias um estudo de caso que permite avaliar as possibilidades de construção de linhas de fuga na sociedade atual, marcada por uma forte presença dos media e do entretenimento. Analisou-se o novo nicho de produção e consumo midiático viabilizado pela convergência tecnológica – especificamente o podcasting, modalidade de rádio sob demanda –, repensando a atuação dos usuários no estabelecimento de formas inovadoras de sociabilidade e mediação socioculturais.
Referência(s)