Artigo Acesso aberto

Vinhos brasileiros: é possível a internacionalização?

2008; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18568/1980-4865.11243-259

ISSN

1980-4865

Autores

Geni Satiko Sato,

Tópico(s)

Wine Industry and Tourism

Resumo

Este estudo buscou identificar as estratégias utilizadas pelas vinícolas brasileiras para atingir padrões de qualidade de vinhos semelhantes ao do mercado internacional. A metodologia utilizada foi o estudo de casos e foram analisadas as vinícolas Miolo e Salton. Identificou-se como a principal especificidade produtiva o fator locacional e a estratégia tem sido a expansão das atividades para áreas com aptidão climática para vinhos, como o Vale do São Francisco (Nordeste) e região fronteira com o Uruguai. Para compensar pontos fracos devido às condições naturais, as empresas utilizam tecnologias modernas, contratação de enólogos renomados e parcerias. Outro fator limitante para o crescimento produtivo é o mercado interno ainda pequeno, com um consumo de 2 litros por pessoa/ano e a estratégia utilizada é segmentação de mercado na forma piramidal, considerando as variáveis qualidade e preço.

Referência(s)