
O DNA: A molécula da vida
2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; Issue: 18 Linguagem: Português
10.36556/eol.v0i18.139
ISSN1809-3760
Autores Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste artigo pretende mostrar que podemos estabelecer relações interdisciplinares, através do conhecimento mais detalhado da molécula do DNA. Para tanto, é necessário que o professor saiba como detectá-lo e, a partir de sua detecção, utilizá-lo como um objeto estruturante na construção do conhecimento. Com isso, o aluno deve perceber que, para entender a molécula do DNA, é necessário associar o conhecimento da Lei de Coulomb na evolução das espécies, além da necessidade de outros aspectos, como a teoria do caos e a entropia presente no processo, para uma melhor compreensão do tema. Depois disso, faz-se a análise e comparação, permeadas por uma base teórica, que visa a consubstanciar o que foi discutido. Este artigo é finalizado com algumas atividades pedagógicas, que podem ser aplicadas e discutidas para melhor apropriar-se do tema e alcançar alguns objetivos que fazem parte da matriz curricular, proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) dos ensinos fundamental e médio.
Referência(s)