Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O DNA: A molécula da vida

2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; Issue: 18 Linguagem: Português

10.36556/eol.v0i18.139

ISSN

1809-3760

Autores

JOÃO SILVA CARRILHO,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este artigo pretende mostrar que podemos estabelecer relações interdisciplinares, através do conhecimento mais detalhado da molécula do DNA. Para tanto, é necessário que o professor saiba como detectá-lo e, a partir de sua detecção, utilizá-lo como um objeto estruturante na construção do conhecimento. Com isso, o aluno deve perceber que, para entender a molécula do DNA, é necessário associar o conhecimento da Lei de Coulomb na evolução das espécies, além da necessidade de outros aspectos, como a teoria do caos e a entropia presente no processo, para uma melhor compreensão do tema. Depois disso, faz-se a análise e comparação, permeadas por uma base teórica, que visa a consubstanciar o que foi discutido. Este artigo é finalizado com algumas atividades pedagógicas, que podem ser aplicadas e discutidas para melhor apropriar-se do tema e alcançar alguns objetivos que fazem parte da matriz curricular, proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) dos ensinos fundamental e médio.

Referência(s)
Altmetric
PlumX