Do infans ao ‘menor’ à concepção de criança e adolescente como sujeitos de direitos

2013; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1809-8894

Autores

Adriana Simões Marino,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O trabalho enfoca a concepcao de crianca e adolescente por meio de tres nocoes historicamente determinadas, a saber: o infans , o menor e a crianca e o adolescente como sujeitos de direitos. Tendo por fundamento que as concepcoes de infância e juventude sao representacoes construidas historicamente no âmbito das relacoes entre adulto e crianca na cultura social, depreende-se que tais nocoes sao reveladoras do lugar em que criancas e adolescentes estiveram, estao ou deveriam estar. Assim, o trabalho parte do inicio da historia do Brasil, abordando o infans por meio da crianca vinda das embarcacoes portuguesas e das nativas, das criancas escravas e das quilombolas. Posteriormente, adentra o campo do “menor” atraves da crianca abandonada, da trabalhadora no processo de urbanizacao e industrializacao do pais e da crianca criminosa alvo de repressao. Por fim, versa sobre a modificacao do paradigma pretendido pelo Estatuto da Crianca e do Adolescente, por meio da nocao de sujeitos de direitos.

Referência(s)