A aprendizagem teórico-vivencial: exploração de alguns limites e possibilidades
1992; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0103-863x1992000200006
ISSN1982-4327
AutoresMansa Japur, Sônia Regina Loureiro, Maria Auxiliadora Campos, Denise Bouttelet Munari,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsse estudo foi delineado com o objetivo de comparar a disponibilidade inicial de um grupo de alunos para uma proposta de aprendizagem teórico-vivencial com mudanças auto-observadas no final do processo. O grupo foi constituído por 12 alunos inscritos na disciplina "Dinâmica do Relacionamento Humano", oferecida em um Programa de Pós-Graduação para profissionais da Área de Saúde Mental. Os dados foram obtidos através de respostas dos participantes a questões abertas feitas no início e no final do processo do grupo, e foram tratadas pelo procedimento de análise categorial de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a falta de disponibilidade inicial para a tarefa grupai não se constituiu em fator impeditivo de mudanças positivas posteriores, enquanto que a disponibilidade associada a necessidades pessoais de interação, constituiu-se em limite para o alcance desse tipo de proposta.
Referência(s)