Evolução dos tempos das viagens do modo trem na Região Metropolitana de São Paulo
2011; SciELO; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Inglês
10.1590/jv5n3p9
ISSN2238-1031
Autores Tópico(s)Transportation Planning and Optimization
ResumoResumo O objetivo deste estudo foi avaliar a distribuicao e a evolucao temporal das viagens de trem e das viagens a pe (caminhadas no inicio e no final das viagens que utilizam este modo de transporte) na Regiao Metropolitana de Sao Paulo. Para a analise serao utilizados dados das Pesquisas Origem/Destino (OD) do Metro de Sao Paulo, referentes aos anos de 1997, 2002 e 2007. O resultado desta analise nos permitiu compreender o crescimento das viagens de trem, de cerca de 70% - maior que o crescimento da populacao da Regiao Metropolitana, de 15% nestes 10 anos – e, tambem o aumento do tempo medio de viagem deste modo de transporte. Quanto as caminhadas de acesso a este modo de transporte, verificou-se que cerca de 500 mil tinham tempo maior ou igual a 15 minutos. A distribuicao espacial destas caminhadas foi analisada considerando-se que estas poderiam ser transformadas em viagens de bicicleta atraves do desenvolvimento de politicas publicas para este fim. Comparou-se tambem o numero de caminhadas para as estacoes de trem com o numero de vagas nos bicicletarios. Abstract The aim of this study was to evaluate the distribution and the evolution of train and walking time travels (walks in the beginning and in the end of trips to access this mode of transportation) in the Metropolitan Region of Sao Paulo. For the analysis it will be used the Sao Paulo Metro Origin/Destination (OD) Research for the years of 1997, 2002 and 2007. The result of this analysis enabled us to understand the growth of train travel - about 70% larger than the population growth in the Metropolitan Region, about 15% in these 10 years - and also the increasing of the average travel time related to this mode of transportation. Concerning to the walkings made to access this mode of transportation, it was found that about 500 thousand had their time greater than or equal to 15 minutes. The spatial distribution of these hikes was analysed considering they could be transformed into bike trips, through the development of public policies for this purpose . We also compared the number of walkings to access the train stations to the number of vacancies in the bike parkings.
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