Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Tecnologia educativa para o auto-exame das mamas em mulheres cegas

2005; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15253/2175-6783.20050001000010

ISSN

2175-6783

Autores

Lorita Marlena Freitag Pagliuca, Eugênia Maria Costa,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Estudo para o desenvolvimento de material e método de educação em saúde para cegas sobre auto-exame de mama. Foram desenvolvidos uma prancha da anatomia da mama, um protótipo tridimensional da mama e um CD explicativo abordando o que é câncer de mama, seus fatores de risco e como preveni-lo fazendo o auto-exame. Os sujeitos foram quatro mulheres cegas. O método de ensino associou o material auto-instrucional com a consulta de enfermagem. A avaliação confirmou que o uso da audição e do tato facilitaram a aprendizagem, destacando-se a clareza da linguagem oral e, quanto ao protótipo e prancha, facilitaram a percepção do conteúdo. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20050001000010

Referência(s)