Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cultura Digital na Escola ou Escola na Cultura Digital?

2008; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.14599

ISSN

1679-1916

Autores

Daniela Stevanin Hoffmann, Léa da Cruz Fagundes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A proposta deste artigo é analisar e discutir o uso da informática na escola pública. Pesquisadores de áreas tecnológicas e humanistas criticam a insuficiência de pesquisas que subsidiem as políticas públicas responsáveis por tais iniciativas. Há umaN extensa produção de estudos que vêm sendo documentados sobre múltiplas variáveis no fenômeno "informática na escola", mas, em sua maioria, são pontuais e buscam resultados evidentes à luz de avaliações objetivas sem priorizar as relações entre Cultura Digital e Instituição Escolar. No Brasil, assim como em outros países, experiências piloto buscam novos modelos. O Projeto Um Computador por Aluno abre possibilidades para uma mudança de paradigma educacional. Explora-se a inversão de direcionamento na inclusão digital para que não mais a Cultura Digital seja introduzida apenas como ferramenta na Escola, mas que esta se inclua na Cultura Digital.

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