Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A ARTE DA RETÓRICA E A AUDIÊNCIA GEOGRÁFICA: A RELAÇÃO TEXTO-LEITOR SOB A ÓTICA DAS FIGURAS REPRESENTATIVAS DE DISCURSO E DOS MODOS DE NARRATIVA

2011; National University, Costa Rica; Volume: 2; Linguagem: Português

ISSN

2215-2563

Autores

Ilton Jardim,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

O objetivo deste estudo e refletir sobre o papel da retorica sobre a compreensao e assimilacao do discurso geografico. Para isso, optou-se pela analise da obra de Smith, intitulada “Geographical Rhetoric: Modes and Tropes of Appeal”, na qual trata das quatro figuras representativas de discurso e dos quatro modos de narrativa basicos da arte da retorica. Smith alerta para a necessidade dos geografos reconhecerem a existencia de multiplas audiencias com preferencias e preconceitos retoricos, e que nao sao identicas as categorias institucionais e epistemologicas existentes, ou seja, para se convencer uma audiencia, nao basta falar a verdade, mas e preciso confirmar seus preconceitos e respeitar suas preferencias. Essa constatacao de um problema que perpassa os textos e a arte da retorica geografica levou Smith a elaborar dois “mapas” sobre a relacao do texto com o leitor. O primeiro deles contrasta os quatro modos de narrativa de um texto (romance, tragedia, comedia e ironia) com os quatro modos de narrativa preferidas do leitor. O segundo mapeamento faz a mesma comparacao, mas com referencia as figuras de discursos predominantes no texto, como a metafora, a metonimia, a sinedoque e a ironia. Smith explica que a razao para se preocupar com a questao da retorica e que quando favorecemos ou excluimos o estilo de um autor, automaticamente aceitamos ou rejeitamos acriticamente seus argumentos. Assim, por meio de uma reflexao baseada em autores especializados, foi possivel constatar a importância da arte da retorica nos discursos geograficos.

Referência(s)