Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Algumas questões sobre educação e ensino em Marx e Engels

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 41e Linguagem: Português

10.20396/rho.v11i41e.8639914

ISSN

1676-2584

Autores

José Claudinei Lombardi,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Este texto delineia alguns apontamentos sobre a educação e ensino em Marx e Engels, tendo como central a categoria Modo de Produção. para a análise e compreensão da educação (e nela todo o aparato escolar). A educação, como um aspecto ou dimensão da vida social, surge e se desenvolve no interior de um modo de produção determinado, nos movimentos contraditórios que emergem do processo das lutas entre classes e frações de classe. Neste sentido, a escola moderna surge decorrente das lutas de classes, assumindo os contornos dos embates políticos passaram a se contrapor – o burguês e o proletário. Em oposição à unilateralidade da educação moderna burguesa apresenta fundamentos da proposta pedagógica comunista, na defesa da combinação entre trabalho produtivo e educação. Entre os debates, propostas e práticas pedagógicas marxistas no Brasil defendo que a principal sistematização e difusão ocorre através da pedagogia histórico-crítica criada por Dermeval Saviani, principal elaborador e referência dessa concepção.

Referência(s)