Artigo Produção Nacional

A contribuição política e pedagógica dos que vêm das margens

2010; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 11; Issue: 21 Linguagem: Português

10.12957/teias.2010.24105

ISSN

1982-0305

Autores

Marcos Reigota,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Aqueles que vem das margens contribuem politicamente, com suas existencias e processos trans-formativos, com muito mais do que aquilo que a academia lhes reconhece. Eles e elas recriam os conhecimentos, se colocam neles, criam e modificam os sentidos do estudar, do compreender e mudar as praticas pedagogicas e politicas, nas escolas e na academia. O tema deste texto e, precisamente, esta contribuicao e as dificuldades que temos, no meio academico, para reconhece-la e aceita-la como tao legitima quanto nossos autores canonicos, “obrigatorios”, nossas normas tecnicas e linguisticas, nossa competicao e regulacao permanentes. Defende-se aqui que a principal contribuicao politica dos que vem das margens ocorre na construcao e ampliacao da nocao de cidadania na qual o sentimento de pertencimento e a intervencao cotidiana sao prioritarios. Considerando este movimento de ampliacao da cidadania como resultado de uma producao de sentido, poderiamos aprender com aqueles que vem das margens, poderiamos repensar a dimensao politica da escola e as suas configuracoes contemporâneas. Poderiamos produzir conhecimentos, conceitos e teorias radicais, pertinentes e, principalmente, descolonizadas. PALAVRAS-CHAVE: cidadania – subalternidade e emancipacao – politica cotidiana

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