A contribuição da consciência fonológica, memória de trabalho e velocidade de nomeação na aquisição inicial da leitura
2012; Volume: 32; Issue: 82 Linguagem: Português
ISSN
2176-3038
AutoresSandra Puliezi, María Regina Maluf,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoO objetivo da pesquisa foi avaliar como tres habilidades de processamento fonologico (consciencia fonologica, memoria de trabalho fonologica e velocidade de nomeacao) se relacionam com a habilidade inicial de leitura em um grupo de criancas do 1o ano do ensino fundamental. Tambem foi objetivo verificar se variacoes na habilidade de leitura (bons e maus leitores) estao relacionadas a variacoes nas habilidades de processamento fonologico. Participaram do estudo 28 alunos da rede particular de ensino do municipio de Guarulhos. A idade media no grupo era de 6 anos e 7 meses. O procedimento consistiu na aplicacao individual de tarefas de: leitura de palavras, identificacao de rima e fonema inicial, segmentacao de palavras em silabas, repeticao de digitos, repeticao de pseudo-palavras e nomeacao rapida de figuras. Os dados foram expressos em pontos e submetidos a testes estatisticos. Os resultados do Teste-t, comparando os grupos de bons e maus leitores, nos levou a concluir que os bons leitores leem mais rapido que os maus leitores, assim como possuem melhores resultados em consciencia fonologica. Na memoria de trabalho fonologica podemos dizer que a diferenca entre os bons e maus leitores nao foi significativa. Na velocidade de nomeacao ha uma diferenca significatica entre os grupos a favor dos bons leitores. Os resultados das correlacoes de Pearson nos permitem concluir que o desempenho na leitura inicial esta associado com o tempo de leitura. Tambem podemos dizer que a leitura inicial esta associada com as tres habilidades de processamento avaliadas: consciencia fonologica, memoria de trabalho fonologica e velocidade de nomeacao
Referência(s)