Que literatura para a escola? Que escola para a literatura?
2010; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5335/rdes.v5i1.924
ISSN2236-5400
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo discute o ensino de literatura da Grecia Antiga e nos dias de hoje, destacando as concepcoes que se encontravam na base do ensino. Mostra que herdamos o processo de aprendizagem da Antiguidade, sobretudo dos gregos e romanos. Com relacao ao ensino de literatura, havendo a necessidade de dominar o codigo verbal, estabeleceu-se como padrao de uso sua aplicacao pelos poetas e criadores literarios, que se tornaram modelos e ajudaram a configurar o cânone. Alem disso, o ensino da literatura, ou da poesia, integrou-se ao preceito que por muito tempo regeu a educacao de modo geral, a saber, o de transmitir regras e principios a serem absorvidos pelos futuros cidadaos. Essa circunstância nao impediu, porem, de se formarem bons leitores e admiradores da literatura, conforme sugerem os depoimentos de escritores brasileiros atuantes durante o modernismo. Essa tradicao, entretanto, experimentou mudancas a partir da decada de 1970. Atualmente a escola parece prescindir da literatura. Para que esta justifique sua presenca no ensino e em sala de aula, cabe esclarecer o que pode representar para seus consumidores, assumindo perfil pragmatico e profissionalizante. Se antes - conforme o modelo originario da Grecia que institucionalizava o canonico e que ainda vigora nos estudos literarios – a literatura ficava no fim ou de fora, agora ela nao esta em parte alguma.
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