
Novos meios, novas práticas de ensino-apredizagem: proposta de produção colaborativa de um twiconto
2011; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.25161
ISSN1679-1916
AutoresTiago Ricciardi Correa Lopes, Isa Mara da Rosa Alves,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste artigo apresenta uma proposta de produção colaborativa de um twitconto no Twitter com a finalidade de refletir sobre como os meios digitais podem contribuir para promover novas práticas de ensino-aprendizagem. O artigo apresenta hipertextualidade, emergência, convergência e conectividade como princípios que devem nortear o processo de elaboração de atividades pedagógicas que fazem uso de ferramentas e serviços oferecidos pelos meios digitais. Entendemos que quando aplicados em atividades de sala de aula, tais princípios contribuem para que ambientes de ensino-aprendizagem incorporem algumas qualidades semelhantes às que caracterizam comumente experiências de interação com meios digitais: imersão, engajamento por boas experiências, interatividade, colaboração, composição e superposição em uma mesma plataforma enunciativa.
Referência(s)