Artigo Produção Nacional

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS ESCOLARIZADOS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT, CÁCERES - MT

2011; Volume: 26; Linguagem: Português

10.14295/remea.v26i0.3346

ISSN

2318-4884

Autores

Rosimeire Vilarinho da Silva, Sinovia Cecília Rauber, Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff, Ilma Grisoste Barbosa, Germano Guarim Neto,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A Educacao Ambiental tem sido adotada como fomentadora de acoes capazes de colaborar na producao de significacoes e uma apropriacao subjetiva de saberes. Neste sentido, o processo educacional auxilia a formacao de novos atores sociais, capazes de novos olhares, voltados a sustentabilidade local, vivenciado pela democracia, solidariedade e participacao. O objetivo deste foi evidenciar a forma que a Escola Municipal Santos Dumont, localizada no Municipio de Caceres/MT, pantanal, veicula a Educacao Ambiental em seus planos de ensino e quais as concepcoes de meio ambiente dos alunos do 5o ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada na propria escola, localizada no Bairro Santos Dumont em Caceres-MT com 24 alunos, sendo cinco deles da Extensao Escola Pedreira na Comunidade Pedreira. A Educacao Ambiental esta prevista nas diretrizes estabelecidas pela escola no PPP, devendo fazer parte das aulas, observando a relacao homem e natureza. As concepcoes de meio ambiente sao reveladas pelos alunos em sua maioria como natureza e problema, o que lhes e mais visivel. Porem quando perguntados sobre os aspectos positivos e negativos no meio ambiente, estes ja revelam a relacao do ser humano com o meio ambiente e suas implicacoes. A Educacao Ambiental na escola e fundamental para revelar a percepcao dos alunos, suas necessidades, bem como a valorizacao da diversidade do saber local, buscando inserir a comunidade em suas atividades.

Referência(s)