
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS ESCOLARIZADOS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT, CÁCERES - MT
2011; Volume: 26; Linguagem: Português
10.14295/remea.v26i0.3346
ISSN2318-4884
AutoresRosimeire Vilarinho da Silva, Sinovia Cecília Rauber, Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff, Ilma Grisoste Barbosa, Germano Guarim Neto,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA Educacao Ambiental tem sido adotada como fomentadora de acoes capazes de colaborar na producao de significacoes e uma apropriacao subjetiva de saberes. Neste sentido, o processo educacional auxilia a formacao de novos atores sociais, capazes de novos olhares, voltados a sustentabilidade local, vivenciado pela democracia, solidariedade e participacao. O objetivo deste foi evidenciar a forma que a Escola Municipal Santos Dumont, localizada no Municipio de Caceres/MT, pantanal, veicula a Educacao Ambiental em seus planos de ensino e quais as concepcoes de meio ambiente dos alunos do 5o ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada na propria escola, localizada no Bairro Santos Dumont em Caceres-MT com 24 alunos, sendo cinco deles da Extensao Escola Pedreira na Comunidade Pedreira. A Educacao Ambiental esta prevista nas diretrizes estabelecidas pela escola no PPP, devendo fazer parte das aulas, observando a relacao homem e natureza. As concepcoes de meio ambiente sao reveladas pelos alunos em sua maioria como natureza e problema, o que lhes e mais visivel. Porem quando perguntados sobre os aspectos positivos e negativos no meio ambiente, estes ja revelam a relacao do ser humano com o meio ambiente e suas implicacoes. A Educacao Ambiental na escola e fundamental para revelar a percepcao dos alunos, suas necessidades, bem como a valorizacao da diversidade do saber local, buscando inserir a comunidade em suas atividades.
Referência(s)