Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ENSINO DE CONTABILIDADE GERAL E CONTABILIDADE DE CUSTOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

2009; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.7867/1980-4431.2009v14n2p71-88

ISSN

1980-4431

Autores

Fabiano Maury Raupp, Nério Amboni, Daniela Regina Cunha, Juliana Fraga Duarte, Raquel Crestani Agostineto,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar o perfil do ensino de Contabilidade Geral e Contabilidade de Custos nos cursos de graduação em Administração do Estado de Santa Catarina por meio dos elementos constantes nos planos de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada através de levantamento de dados coletados com base em planos de ensino. Os planos de ensino foram solicitados, primeiramente, através de e-mail encaminhado aos coordenadores dos cursos de graduação em Administração de 81 Instituições de Ensino Superior – IES. Em virtude do baixo retorno resolveu-se, em uma segunda etapa, contactá-los por telefone. Outros planos de ensino foram obtidos no site de algumas IES. A amostra por acessibilidade corresponde a 28 IES, perfazendo 34,60% da população. Os resultados da pesquisa evidenciam as nomenclaturas utilizadas para as disciplinas que abordam os conteúdos de Contabilidade Geral e Contabilidade de Custos, os tópicos contemplados no ementário e no conteúdo programático, bem como as metodologias de ensino, o sistema de avaliação e as bibliografias citadas nos planos de ensino.

Referência(s)
Altmetric
PlumX