Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM POLÍTICA DE DILMA ROUSSEFF COMO MÃE DO POVO BRASILEIRO

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-5269.20474

ISSN

2236-479X

Autores

Teresinha Inês Teles Pires,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Propõe-se demonstrar como a campanha eleitoral de Dilma Rousseff (PT) foi direcionada para apresentá-la como candidata do Lulismo e como tal ancorou-se em uma complexa estratégia de construção da imagem política da candidata como Mãe do povo brasileiro. Com vistas a esse propósito, foi realizada uma análise qualitativa do discurso político tendo como corpus de análise: discursos proferidos em eventos públicos, em 2008 e 2009, pelo então presidente da República, Lula; o filme Lula, o filho do Brasil, lançado em janeiro de 2010; e 20 programas televisivos que compuseram o Horário Gratuito Político Eleitoral (HGPE) da candidata, veiculados entre os dias 17 de agosto e 30 de setembro de 2010. Mostra-se que o uso dessa metáfora tanto possibilitou a sustentação do argumento de que o modelo de governo de Dilma era o mesmo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quanto funcionou como apelo emocional para despertar a atenção dos eleitores e motivar o processamento da informação política.

Referência(s)